PROJETO AMAZÔNIA CONECTADA
O Projeto Amazônia Conectada nasceu da necessidade estratégica de conectar as unidades do Exército Brasileiro na região Amazônica Ocidental. O projeto visa estabelecer uma infraestrutura de rede de dados de alta velocidade seguros e confiáveis, por meio do lançamento de cabos de fibra óptica pelos leitos dos rios, que dê suporte às atividades de Comando e Controle, administrativas e operacionais, do Ministério da Defesa naquela região.
O projeto destaca-se pelo seu CARÁTER DUAL e a complementariedade entre os interesses da Defesa e a aplicação para a sociedade brasileira. A rede de comunicações estabelecida pelo projeto, Rede Vitória Régia (RVR), além de proporcionar ao Exército e às demais Forças Armadas meios modernos de comando e controle, permite que outros órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, possam implementar políticas públicas em localidades antes não beneficiadas e, consequentemente, a inclusão digital de milhares de famílias que passaram a contar com a capacidade provida pela nova infraestrutura, contribuindo, assim, para o progresso de toda a sociedade.
Dentre a série de serviços digitais, que podem ser providos por uma rede de dados de alta velocidade e oferecidos à população do interior do estado do Amazonas, merecem destaque: internet, telemedicina, ensino a distância, segurança pública, trânsito e turismo.